Andrea de Barros

Poeta, poetinha camarada.

In Uncategorized on outubro 19, 2010 at 3:36 pm

Na semana passada, depois da palestra sobre Machado de Assis para os alunos de graduação em língua portuguesa da faculdade de filologia da MGU, resolvi programar a segunda palestra para esta terça, 19 de outubro, e escolhi como tema meu querido Vinicius de Moraes.

Preparei o texto, com base num artigo que escrevi já a quase dois anos para o Howstuffworks, selecionei algumas canções e poemas para apresentar aos alunos e hoje, às 11 horas, comecei a palestra. Quando falando da biografia de Vinicius, disse que ele nasceu em 19 de outubro de 1913, a professora arregalou os olhos e me interrompeu, confirmando “então hoje é aniversário dele?!”. Só aí eu me dei conta de que sim, hoje é 19 de outubro, aniversário de Vinicius!

Ficamos tão surpresos e emocionados com a “coincidência”, porque, segundo ela, nunca antes foi feita uma palestra sobre Vinicius de Moraes na cátedra de filologia românica e a iniciativa da palestra partiu de mim, na verdade, de uma forma totalmente espontânea, simplesmente porque eu amo Vinicius de Moraes!

Só por isso, o dia de hoje foi muito especial. Mas também foi especial por ter sido um dia de despedidas inesperadas… me despedi da professora Olga, de língua portuguesa, que não estará aqui na quinta-feira, quando eu devo retornar à cátedra… da Tamara, minha professora de russo, que me deu a última aula hoje, já que amanhã eu vou buscar a Dani no aeroporto e, na quinta, é a Tamara quem arruma as malas pra ir pra Atlanta… e começo a me despedir dos livros, que devo remeter ao Brasil via correio, amanhã de manhã… das roupas velhas que vão ter que ficar em Moscou, porque não vai haver espaço na mala… de partes de uma vida que eu fui construindo aqui, nesses 6 meses, sem me dar conta, e que agora me cobra o preço da saudade 😉

  1. A vida é assim , uma montanha russa…

  2. Seu texto me emocionou, Andrea!
    Pense assim: você está se preparando para deixar a Rússia, mas, tenho certeza, ela nunca vai deixar de morar em você…
    E viva a vida de despedidas e recomeços! 🙂
    Te esperamos para o “bota dentro” -rs

    Até mais.
    beijos,

  3. Andrea,

    Gostaria de saber algumas informacoes sobre Moscou. Estou pretendendo estudar o doutorado em filosofia na Russia.

    abc

    Marco,

    escreva-me neste email passos-marco@ig.com.br

  4. Oi Andreia, informações burocraticas, como funciona o processo seletivo para estrangeiro.
    Envie-me em meu email se puder,
    passsos-marco@ig.com.br

Deixe um comentário

